Fotógrafos de Renome

    Eu, juntamente com minhas colegas Ana Paula, Camila Lemes, Marcela, Milene e Ynaiá, pesquisamos sobre três fotógrafos profissionais: Mario Cravo Neto, Maureen Bisilliat e Peter Keetman. Selecionamos fotos de ambos os artistas.


Mario Cravo Neto 

    Um tema muito recorrente nas obras de Mário foi a religiosidade.

 

O deus da cabeça, 1995

    Eu achei essa foto particularmente interessante pelo fato de haver um grande contraste entre o plano de fundo e a pessoa, essas manchas brancas na pele e no cabelo contribuem para isso. Ademais, essa pessoa parece ser uma moldura para o jabuti na frente de seu rosto, as mãos em volta dão essa impressão de moldura. É realmente uma imagem poderosa.

Odé, 1988

    Essa outra foto de Mario Cravo Neto nos faz olhar imediatamente para o pato (ou ganso) que está bem no primeiro plano, mas ela é muito bem construída. A criança logo atrás, observando esse pato, enquanto um adulto (no fundo) o prende pelo seu bico. É uma foto muito bem construída. O nome Odé combina muito bem, tendo em vista que ele é o deus da caça em diversas religiões afro-brasileiras.

Maureen Bisilliat

    Nascida na Inglaterra, em 1931, Maureen trabalha no Brasil com fotografia desde a década de 1950.


Cartola em casa, 1969


    Quando vi essa foto pela primeira vez achei linda. Bem colorida, com elementos da cultura carioca. O 'cartola' tem um semblante bem tranquilo. A fumaça do charuto dá um charme muito especial para a foto.
Figurante de auto popular no ciclo do reisado, 1970

    Outra foto que linda. As sombras dela são muito interessantes; está bem escuro em todo o lado esquerdo da foto, propositalmente para focar na mulher ao centro, entretanto não há apenas uma 'figurante', e sim três. Tem um feixe de luz na direita, propositalmente para mostrar essas duas mulheres mais ao fundo. 
Peter Keetman
    Peter nasceu em 1916, na Alemanha. Suas fotos são conhecidas pelo estilo Fotoform, que buscava fugir da tendência de fotos realistas do pós-guerra.

    Essa foto possui diversas curvas que fazem um jogo com os pontos de luz, não é possível identificar muito bem o que é de fato esse objeto fotografado, se não fosse pelo símbolo da BMW no canto inferior direito.



Nesta foto há a repetição de um objeto em diferentes pontos de vista, e devido a isso, a iluminação de difere em cada parte da imagem.




Comentários